Data de publicação 23/06/2023.

No dia 22 de junho, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Vital Lucas, localizada em Rio Novo do Sul, tiveram uma oportunidade única de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo do município. A visita à Câmara Municipal foi guiada pelo Presidente da casa, o Vereador Rodolpho Longue Diirr, que compartilhou detalhes sobre o trabalho realizado pelos vereadores e seu papel na sociedade.

Durante a visita, os alunos foram recebidos com entusiasmo pelo Vereador Rodolpho Longue Diirr, que destacou a importância da participação cidadã e o papel fundamental do Poder Legislativo na democracia local. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente legislativo e compreender de perto como as leis são debatidas, discutidas e aprovadas.

O Vereador Diirr apresentou aos alunos a estrutura física da Câmara Municipal, mostrando o plenário e explicando como ocorrem as sessões legislativas. Os estudantes puderam observar as cadeiras dos vereadores, o púlpito do presidente e o painel eletrônico utilizado para votações.

Durante a explicação, o Vereador Diirr também compartilhou sobre suas responsabilidades como representante eleito pela população e destacou a importância da escuta ativa, do diálogo e da tomada de decisões em benefício da comunidade. Ele ressaltou a necessidade de ouvir as demandas dos cidadãos, propor leis e fiscalizar as ações do Executivo municipal.

Os alunos, curiosos e engajados, tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao Vereador Diirr, esclarecendo dúvidas sobre o processo legislativo, a elaboração de projetos de lei e o papel do vereador na promoção do bem-estar da comunidade. Eles demonstraram interesse em saber como podem participar ativamente na vida política e contribuir para a melhoria do município.

Ao final da visita, o Vereador Diirr parabenizou a turma do 4º ano da EMEIEF Vital Lucas pela iniciativa de conhecer de perto o Poder Legislativo. Ele ressaltou a importância de os jovens estarem conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos e encorajou-os a se envolverem na vida política desde cedo.

A visita à Câmara Municipal foi uma experiência enriquecedora para os alunos, que puderam compreender melhor como funciona o Poder Legislativo em sua cidade. A turma do 4º ano da EMEIEF Vital Lucas saiu da Câmara Municipal inspirada e com o desejo de se tornar agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e participativa.