Data de publicação 11/07/2023.

Durante o mês de julho, organizações de saúde e comunidades ao redor do mundo unem forças para promover a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. O "Julho: Mês de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço" busca alertar a população sobre essa doença que afeta regiões vitais do corpo humano e promover a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

O câncer de cabeça e pescoço engloba tumores malignos que se desenvolvem nas cavidades oral, nasal, faríngea, laringe, glândulas salivares, tireoide e outras estruturas próximas. Essa forma de câncer pode afetar a fala, a deglutição, a respiração e a qualidade de vida dos pacientes.
A campanha do Julho Verde tem como objetivo educar a população sobre os principais fatores de risco associados ao câncer de cabeça e pescoço, como o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, a exposição ao vírus do papiloma humano (HPV) e a má higiene oral. Além disso, ressalta a importância da consulta regular ao dentista e do autoexame, para identificar possíveis alterações precocemente.

Outro ponto fundamental da campanha é a conscientização sobre os sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço, como feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dificuldade para engolir, dor de garganta recorrente, caroços no pescoço e mudanças na voz. Ao reconhecer esses sinais, é possível buscar ajuda médica e iniciar o tratamento o mais cedo possível, aumentando as chances de cura e preservação da qualidade de vida.
O Julho: Mês de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço é uma oportunidade para a sociedade se unir na luta contra essa doença, apoiar pacientes e suas famílias, e promover um futuro com menos casos e melhores prognósticos. A conscientização é a chave para salvar vidas e garantir a saúde de todos.