Data de publicação 11/07/2023.

No dia 10 de julho, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Waldemiro Hemerly, localizada em Rio Novo do Sul, tiveram uma oportunidade única de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo do município. A visita à Câmara Municipal foi guiada pelo Presidente da casa, o Vereador Rodolpho Longue Diirr, que compartilhou detalhes sobre o trabalho realizado pelos vereadores e seu papel na sociedade.

Durante a visita, os alunos foram recebidos com entusiasmo pelos servidores, que destacaram a importância da participação cidadã e o papel fundamental do Poder Legislativo na democracia local. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o ambiente legislativo e compreender de perto como as leis são debatidas, discutidas e aprovadas.

O Vereador Rodolpho Longue Diirr bem como o professor de Hístória Luciano Retore Moreno apresentou aos alunos a estrutura física da Câmara Municipal, mostrando o plenário e explicando como ocorrem as sessões legislativas. Os estudantes puderam observar as cadeiras dos vereadores, a tribuna e a mesa diretora utilizado durante as sessões.

Durante a explicação, o Presidente da Câmara também compartilhou sobre suas responsabilidades como representante eleito pela população e destacou a importância da escuta ativa, do diálogo e da tomada de decisões em benefício da comunidade. Ele ressaltou a necessidade de ouvir as demandas dos cidadãos, propor leis e fiscalizar as ações do Executivo municipal.

A visita à Câmara Municipal foi uma experiência enriquecedora para os alunos, que puderam compreender melhor como funciona o Poder Legislativo em sua cidade.