Data de publicação 01/08/2023.

Neste mês de agosto, a campanha "Agosto Lilás" ganha destaque em todo o país como um período de intensificação dos esforços para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher. A iniciativa visa chamar a atenção para a gravidade desse problema social, bem como promover ações efetivas para prevenir e proteger as mulheres vítimas de agressão e abuso.

O "Agosto Lilás" é uma referência à Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações brasileiras no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi sancionada em 7 de agosto de 2006. A campanha surgiu com o intuito de lembrar a data e fortalecer a luta por direitos e igualdade de gênero.

Números alarmantes de casos de violência doméstica e familiar contra mulheres continuam sendo registrados em todo o país, o que destaca a importância de ações efetivas para coibir esse tipo de agressão. O enfrentamento dessa questão requer a atuação conjunta de toda a sociedade, desde a denúncia de casos até a implementação de políticas públicas e serviços especializados para atendimento e apoio às vítimas.

O "Agosto Lilás" busca não apenas combater a violência contra a mulher, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e respeitosa. A participação ativa de todos é fundamental para transformar essa realidade e garantir que todas as mulheres vivam livres de violência e com seus direitos plenamente respeitados.

A Câmara Municipal de Rio Novo do Sul apoia esta causa e entende que é de extrema importância trabalharmos para combater esse mal.